24/09/2014 07:27

O Grupo Escoteiro Desterro, devidamente registrado junto União dos Escoteiros do Brasil,  foi fundando em 27 de outubro de 1980. Nossos encontros ocorrem todos os sábados, geralmente em nossa sede, no bosque da UFSC, das 14:20 as 17:20 horas.

O GED é atualmente um projeto de extensão da UFSC, cujo objetivo é difundir a prática do escotismo na UFSC, atuando diretamente na educação de crianças, adolescentes e jovens. O público-alvo do projeto constitui-se de familiares de alunos, professores, funcionários da UFSC e comunidade externa, além de jovens universitários até 21 anos de idade, contribuindo para que possam desenvolver, através da vivência da metodologia e prática escoteira, habilidades para se tornarem pessoas responsáveis e úteis em suas comunidades, conhecendo e exigindo que os seus direitos e os de outras pessoas sejam preservados. Outro objetivo é difundir a prática do voluntariado entre jovens universitários que podem atuar como instrutores, escotistas ou dirigentes. Sendo assim, para que sejam alcançados tais objetivos, propõe-se a reformulação do Grupo Escoteiro Desterro, mantendo-o como projeto de extensão, a fim de servir a comunidade universitária e a comunidade em geral. O presente projeto pretende também sensibilizar jovens e adultos voluntários, da comunidade universitária e externa, que poderão exercer as funções de gestores, educadores ou instrutores, sendo esses os responsáveis pela aplicação da metodologia escoteira que se desenvolverá através de atividades semanais, educativas e comunitárias. Para a execução do projeto, pretende-se continuar a divulgação do Movimento Escoteiro na UFSC, em particular no Colégio de Aplicação, a fim de captar novos escoteiros dentre os filhos de alunos, professores e funcionários desta universidade, e da comunidade do entorno da UFSC, bem como, captar novos voluntários nesse mesmo público. As crianças e jovens participarão de diversas atividades, sejam elas típicas escoteiras, como acampamentos e excursões, assim como atividades culturais, sociais e ambientais que poderão ocorrer dentro e fora do Campus da UFSC, enquanto que os voluntários receberão treinamentos específicos sobre o projeto educativo, a filosofia e metodologia escoteira. Espera-se, portanto, que a partir da ampliação e reestruturação do Grupo Escoteiro Desterro, sejam atendidas diretamente 100 crianças, adolescentes e jovens, que orientadas por adultos voluntários devidamente capacitados, desenvolverão diferentes ações a fim de atingir os objetivos e propósito do Escotismo, além de receber jovens universitários para a prática do voluntariado, seja como educadores ou instrutores de especialidades escoteiras.

Sede do Grupo Escoteiro Desterro

O GED conta atualmente com mais de 150 membros, entre membros juvenis, escotistas e dirigentes. Nos ramos temos 2 alcateias, 1 tropa escoteira mais 1 em formação, 1 tropa sênior e 1 clã pioneiro..

Diretoria 2023-2024

Presidente: Diana Calheiro
Diretor Financeiro: Julio Cesar Giordani de Souza
Diretor Administrativo: Charles Rafael Taube

Equipe do Projeto de Extensão UFSC

Coordenador do Projeto: José Afonso Voltolini (CCA/UFSC)
Demais professores da UFSC envolvidos: Maria Sylvia Cardoso Carneiro (CED) e Roberto Willrich (INE/UFSC)
Membros do Projeto: Humberto Senna Santos (Pixeon Medical Systems S.A.), Beatriz Belém Buendgens (Enfermeira da Unimed), Bruno Cavagnoli (graduando em Química), Daniel Holstak (Graduando em Engenharia de Produção Civil), Gabriella da Rosa (Graduanda em Fonoaudiologia), Gisele Serpa (IFSC), Luiza Todeschini (graduanda em Nutrição), Vanessa Philippi Cecconi (PMF), Yanna D’Angelis de Carvalho Gonçalves (mestrado em Geografia).