Aos Pais

A participação dos pais no Grupo Escoteiro

Sabemos que a tarefa de educar um jovem cabe a sua família. Entretanto, a complementação educacional é formada por grupos (ou associações), que conhecemos como escola, religião, esportes, ou um Grupo Escoteiro. Quando uma família procura um Grupo Escoteiro, ela acredita nos benefícios que o Escotismo trará para seus filhos. Os jovens participam na condição de beneficiários, usufruindo de um trabalho de educação não  formal exercido por voluntários que utilizam  um Programa Educativo, a fim de trabalhar áreas de desenvolvimento de forma individual e de acordo com cada faixa etária.

Que tarefas as Famílias podem exercer num Grupo Escoteiro?

Por se tratar de uma Associação, os Grupos Escoteiros realizam Assembleias de Grupo, uma reunião anual e que conta com a participação de todas as famílias de membros juvenis. É na Assembleia que são eleitos os voluntários integrantes da Diretoria, da Comissão Fiscal e os Escotistas, adultos que exercem a função de Chefia em cada seção e que lidam diretamente com os jovens. Além disso, é o momento da apresentação das contas, definição dos valores de participação e principais projetos para o ano. Cabe aos pais ainda, participarem ativamente do Conselho de Pais de cada seção.

É muito importante também colaborar nas atividades fora da sede, no deslocamento dos jovens e adultos assim como no transporte de materiais de campo, na compra e no preparo da alimentação nos eventos do grupo. Os pais podem também auxiliar nas atividades escoteiras em sede ou em um acampamento. Uma excelente oportunidade para conhecer um pouco mais outras Famílias, os jovens e voluntários do Grupo Escoteiro.

No desejo de contribuir mais com a Seção de seu filho, podem participar das Patrulhas e Matilhas de Serviços ou também colaborar como instrutor e/ou avaliador de acordo com seus conhecimentos e habilidades em cinco ramos de conhecimento (ciência e tecnologia, cultura, desporto, serviços e habilidades escoteiras). Estas habilidades são desenvolvidas pelos jovens através de Especialidades, que são acompanhadas e avaliadas em três níveis.

Caso o adulto queira participar de forma mais efetiva, ele conta com o apoio de Cursos de Formação para atuar como voluntário, iniciando como Assistente em seções do grupo, ou ainda, nas áreas administrativa ou financeira, auxiliando a Diretoria em diversas funções.

As famílias podem também colaborar em projetos de captação de recursos financeiros que viabilizam as melhorias na sede escoteira, nas compras de materiais de campo, ou na organização da participação em  eventos distritais, regionais, nacionais ou mundiais que permitam aos membros juvenis a integração da fraternidade escoteira.

O importante é lembrar que o Escotismo é um movimento educacional de jovens, que conta com a colaboração de adultos que atuam de forma voluntária. E esse grupo de voluntários precisa da colaboração de todos os associados.

Seja bem-vindo à Família Desterro, um Grupo Escoteiro formado por uma equipe de voluntários que deseja muito contar com a colaboração de todas as Famílias dos membros juvenis que ingressam na vida do nosso Grupo.

Diretoria do G. E Desterro